Projeto de mobilidade urbana veio para facilitar a locomoção dos estudantes de graduação da Universidade Federal Fluminense. Ele consiste em um sistema de crédito exclusivamente para estudantes que devem ser usados para as bicicletas elétricas trazendo maior acessibilidade para o transporte dos alunos. Dessa forma cada aluno terá um número exato de créditos por mês baseado em seu CR que, inicialmente, poderão ser gastos no destrave do veículo.
A innomaker está responsável pela construção de um protótipo de bicicleta elétrica tipo pedal assistido com telemetria, um totem com função de travar e carregar o veículo.
A bicicleta terá um sistema de monitoramento funcionando de forma remota. Esse sistema integrado fará o envio de informações para um servidor. As informações enviadas serão: status de bateria, integridade do veículo e sua localização. Para que assim de forma remota todos os veículos sejam monitorados e em caso de defeito sejam tomadas as devidas providências.
O totem de carregamento é responsável por travar e destravar a bicicleta de acordo com a ação do usuário e de carregar a bicicleta elétrica enquanto ela fica em repouso. Ele será travado e destravado por QR code que será gerado pelo aplicativo.
Os totens serão localizados em pontos estratégicos para a universidade de forma que cobrirá uma área acessível para a maioria dos estudantes.
A Innomaker também será responsável pelo aprimoramento do aplicativo. O acesso ao aplicativo funcionará via IdUFF, ou seja, será exclusivo para estudantes da Universidade Federal Fluminense. O acesso das bicicletas será feito por um QR code gerado no aplicativo, que consumirá créditos dos estudantes, esses créditos que não poderão ser trocados por moeda corrente. O aplicativo informará onde existem veículos disponíveis e se estão completamente carregados para o trajeto até a universidade, assim direcionando o usuário para o veículo mais adequado.